O que é PNL?
- Rodrigo Canetti
- 28 de jan. de 2019
- 2 min de leitura
Quando comecei a estudar PNL em 2004, existiam poucos cursos no Brasil e poucos livros, porém todos os anos noto que o número de pessoas que possuem acesso a essa tecnologia aumenta de forma expressiva no Brasil, o que eu acho incrível!
Mas o assunto é o que é PNL, e vou tentar explicar, em poucas palavras. A sigla PNL vem de Programação Neurolinguística, em inglês é NLP (Neuro Linguistic Program). Esse nome foi dado pelo Dr. Richard Bandler, um psicólogo e programador americano, no final da década de 60, a um trabalho o qual realizava com John Grinder, um linguista, o qual apresentava técnicas para modelar comportamentos que levavam pessoas a fazerem sucesso em seus resultados.
Esse trabalho foi feito através do mapeamento das técnicas utilizadas por psicólogos e terapeutas notáveis na época, que seguiam o modelo Gestalt de terapia.
Com modelos de uma comunicação eficiente, a PNL proporciona técnicas ao praticante, que proporcionam um controle mental de alta eficiência, resultando em um controle emocional e uma ampla clareza na formulação de objetivos, melhorando seu auto estima, sua auto motivação e seu relacionamento com outras pessoas.

Por muitos anos o mundo via pessoas com resultados surpreendentes, em vários setores da vida e acreditava-se que era um destino, sorte ou uma capacidade acima do normal.
Com o estudo da PNL conseguimos observar através de décadas de experimentos, que as pessoas conseguem enxergar a imposição própria de seus limites e que nossos comportamentos são frutos de nosso meio e principalmente, que somos capazes de reescrever nossa história, de mudarmos quem somos, de reconhecer nossa força e capacidade e atingirmos resultados que antes não acreditávamos.
Mas o que a PNL faz para conseguirmos essa mudança? Ela faz algo simples, ela simplifica seus pensamentos, com o auto controle, conseguimos direcionar as nossas opções para o melhor caminho que acreditamos ser no momento e vivermos o presente da melhor maneira possível.
Em meu modelo mental, acredito que passamos a viver o que realmente existe em nossa vida, mas isso irei falar de forma mais ampla, em outro post.
A minha vida mudou, quando percebi que eu era exatamente o que eu pensava e que se eu mudasse meus pensamentos, , tudo mudaria a minha volta.
Para acessar de forma eficiente nosso cérebro, precisamos compreender como ele funciona e precisamos ter os comandos corretos para que a mudança aconteça. Tudo isso aprendemos com a PNL.
Fiquem bem!



Comentários